segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Salas riscadas

19/10/2015

Observando as salas de aulas da escola percebi a quantidade grande delas estarem riscadas trazendo uma visão ruim pro ambiente escolar.

Agora acertei postar fotos...
Relatório

Tema: Meio Ambiente
Subtema: Poluição Visual na Escola
Cursista: Fabrício Costa da Silva


Este relatório é um pré-requisito do curso Introdução à Educação Digital, referente a unidade 4: Elaboração e edição de textos organizado pelo NTE, sobre a tutoria de Aline Cerqueira e colaboração de Elcilene Cativo.





Subtema: Poluição Visual na Escola

                                

O tema gerador do Projeto Integrado de Aprendizagem é o Meio Ambiente, a partir dele, surgiu o subtema do projeto, que no primeiro momento era Poluição visual, e com o andamento dos trabalhos de pesquisas passou a se chamar Poluição visual nas escolas públicas.
A ideia do projeto surgiu a partir de uma caminhada pela escola, oportunidade em que os alunos perceberam que havia muitos riscos nas paredes, deixando o visual poluído. Com o objetivo de investigar os principais motivos que levam os adolescentes a riscarem as paredes da escola, com traços muitas vezes de pichadores.  Foi, então, elaborado um questionário com perguntas pertinentes ao problema investigado, utilizando a pesquisa de opinião como metodologia
O projeto tem como objetivo desenvolver um trabalho de conscientização focado nos alunos da Escola Estadual  Professora Maria Helena Codeiro, pensando nisso pretendemos aqui mostrar, através deste projeto que a Lei Ambiental 9.605, artigo 65, onde o ato de riscar (pichar ou grafitar) é apresentado como crime ambiental, além de outros artigos que certamente serviram de embasamento.
Desta forma espero que os resultados observados, por meio de atividades pedagógicas, textos informativos, palestras possam chamar a atenção da comunidade escolar para a necessidade de respeito aos bens públicos e/ou particulares, partindo de uma visão local e ampliando a mesma, a todo o meio ambiente.
Minha maior dificuldade não é a busca de informações na internet, mas sim  elaborar o projeto juntos com os colegas do grupo, creio que vamos achar solução. Nosso primeiro passo, estamos dando, mesmo que timidamente, na elaboração do projeto e, infelizmente a ausência dos integrantes não favorece a troca de ideias, mas de qualquer maneira, os colegas dos outros grupos estão colaborando com sugestões.
Relatório PIA 

Relatório

Tema: Meio Ambiente
Subtema: Poluição Visual na Escola
                                                       Cursista: Anatalia Cristina Neves Nascimento
                                                                        Fabrício Costa da Silva
                                                                        Maria Áurea dos S. E. Santo
 
Na primeira unidade onde comecei a compreender a importância do computador, participei de discussões virtuais na internet utilizando o mouse e o teclado na digitação de textos, daí então, foi escolhido o tema gerador do Projeto Integrado de Aprendizagem Meio Ambiente, a partir dele, surgiu o subtema do projeto, que no primeiro momento era Poluição visual, e com o andamento dos trabalhos de pesquisas passou a se chamar Poluição visual nas escolas públicas.
A ideia do projeto surgiu a partir de uma caminhada pela escola, oportunidade em que os alunos perceberam que havia muitos riscos nas paredes, deixando o visual poluído. Com o objetivo de investigar os principais motivos que levam os adolescentes a riscarem as paredes da escola, com traços muitas vezes de pichadores.  Foi, então, elaborado um questionário com perguntas pertinentes ao problema investigado, utilizando a pesquisa de opinião como metodologia.
O projeto tem como objetivo desenvolver um trabalho de conscientização focado nos alunos da Escola Estadual  Professora Maria Helena Cordeiro. Desta forma espero que os resultados observados, por meio de atividades pedagógicas, textos informativos, palestras possam chamar a atenção da comunidade escolar para a necessidade de respeito aos bens públicos e/ou particulares, partindo de uma visão local e ampliando a mesma, a todo o meio ambiente.
Na segunda unidade, que trata da navegação na internet, comecei a pesquisa relacionado ao subtema: poluição visual nas escolas públicas, onde encontrei sites relacionados.
E durante a pesquisa encontrei no site do portal do professor no espaço escola com endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichatecnicaAula.htmaula=29462 relacionado a poluição visual nas escolas. Pensando nisso pretendemos aqui mostrar, através deste projeto que a Lei Ambiental 9.605, artigo 65, onde o ato de riscar (pichar ou grafitar) é apresentado como crime ambiental, além de outros artigos que certamente serviram de embasamento.
A terceira unidade, no qual o Blog é o tema, foi criado um blog para ser divulgado a pesquisa sobre o subtema poluição visual nas escolas públicas com endereço: http://mases1234.blogspot.com.br e http://poluicaovisualnaescola.blogspot.com.br . Com o objetivo de divulgar o andamento das atividades do projeto a serem realizadas nesse ambiente virtual.
Já a quarta unidade, que fala sobre a edição de textos foi colocado como proposta de atividades a participação no fórum, com a leitura e escrita digital, uso do diário e a socialização no blog, o andamento das atividades, as pesquisas, os anseios, as dificuldades na elaboração do projeto integrado de aprendizagem.
Na unidade cinco, que fala em cooperação ou interação na rede? Trata de uma maneira geral, como a internet pode colaborar no processo de ensino aprendizagem em nossas escolas tendo como agentes os professores e os alunos, onde os conteúdos sejam compartilhadas, de modo que, essa ferramenta digital esteja ao alcance de todos.
A sexta unidade, trata da cooperação pressupõe o diálogo, momento esse que passamos a nos comunicarmos através de e-mail com envios de mensagens, utilizando o google drive na edição do nosso projeto, mesmo não podendo nos encontrarmos pessoalmente, mas esse recurso facilitou o encaminhamento do nosso trabalho, onde cada um dos integrantes do grupo escrevia o que havia pesquisado.
Na sétima unidade, que fala sobre slides digitais na escola, o grupo já tinha o esboço do projeto integrado de aprendizagem e, esta unidade nos oportunizou a sintetizar o que já havia de material pesquisado em edições visuais como: fotos e imagens, propiciando mais riquezas de detalhes na elaboração do trabalho no formato de apresentação de slides.
A oitava e última unidade deste curso, falava sobre resolução de problemas eletrônicos, bastante interessante na organização de dados de uma pesquisa no controle de orçamento de estoque e de livros na utilização de gráficos, isso são alguns exemplos que a ferramenta calc proporciona na otimização do tempo, a pesar de não termos utilizado em nosso projeto de aprendizagem, efetivamente esta unidade, fica registrado sua importância na resolução de problemas de forma mais eficaz.
Minha maior dificuldade não é a busca de informações na internet, mas sim elaborar o projeto juntos com os colegas do grupo, creio que vamos achar solução. Nosso primeiro passo, estamos dando, mesmo que timidamente, na elaboração do projeto e, infelizmente a ausência dos integrantes não favorece a troca de ideias, mas de qualquer maneira, os colegas dos outros grupos estão colaborando com sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário